Pela primeira vez uma equipe vence a competição máxima do DF de forma invicta e o Cerrado Iesplan foi o responsável por esta façanha batendo a Avabra por 2 x 0 no playoff final da liga.

Com uma campanha impecável, a equipe do Cerrado passou ilesa por todos os seus adversários, vencendo com a superioridade de um projeto que pretende e almeja vôos mais altos a nível nacional como a disputa da Liga Ouro do NBB.
O Jogo
A partida começou parecida com o primeiro confronto, onde o Cerrado imprimiu um ritmo forte com defesa pressão individual quadra inteira e encurralou os veteranos da Avabra, não dando chances de reação. Praticamente selou a vitória no primeiro quarto, fechando com parcial de 40 x 17.

A partir daí foi administrar e continuar fluindo o padrão de jogo que levou a equipe cerradense a conquistar de forma inédita na liga, um campeonato invicto.
Trajetória
A trajetória do atual campeão da Braba começou em junho de 2016, quando surgiu para a disputa da Braba 2016, onde conquistou o terceiro lugar e uma das vagas do DF para a Copa Brasil Centro Oeste, competição que cede vaga aos dois primeiros colocados disputarem a Super Copa Brasil. Na ocasião, bateram os goianos do Jaó Universo na final, também sendo campeões invictos da Centro Oeste. A única derrota do ano veio na final da Super Copa Brasil contra a forte equipe da Unifacisa PB que também deve disputar a Liga Ouro do NBB.

A competição máxima do DF, a Liga de Basquetebol da Grande Brasília, Braba, surgiu em 2012 e teve em 2017 sua 6ª edição. Os campeões desde então foram:
2012 – Planalto Iesplan
2013 – CEUB Universitário
2014 – CEUB Universitário
2015 – Brasília/UniCeub/BRB
2016 – Brasília/UniCeub/BRB
2017 – Cerrado Iesplan