Confirmada a Braba 2017.

Neste mês de agosto começa a disputa da Braba 2017 prevista para início no dia 12. Seis equipes disputarão o título máximo do Distrito Federal e disputarão vaga para a Copa Brasil Centro Oeste e Super Copa Brasil, caminho a ser seguido para quem almeja disputar o NBB.

Na última Copa Brasil Centro Oeste as equipes da Braba fizeram bonito deixando 3 equipes entre as 5 primeiras colocadas inclusive com o campeão Cerrado Iesplan além de Filadélfia (3˚) e Avabra (5˚). Cerrado também ficou com o vice campeonato na Super Copa Brasil disputado em Campina Grande na PB no mês de julho.

Desde 2016 o modelo da Braba mudou e no primeiro semestre as equipes jogam a Liga de Verão que é aberta a qualquer equipe interessada, servindo como porta de entrada para a competição oficial no segundo semestre e também para fomentar a prática do basquete. Se na Liga de Verão todos podem jogar, na Braba, realizada no segundo semestre, limita-se a apenas 8 equipes e neste ano temos 6 confirmados. Ausências dos últimos finalistas, Ceub, atual bicampeão e Vizinhança refletem a crise econômica no país e estão fora da edição 2017.

Ainda assim, Cerrado Iesplan, Filadélfia, Avabra, Apab, UnB e a estreante GG12, (sucursal do projeto do ex-jogador do Brasília Guilherme Giovannoni) possuem equipes fortes e prometem uma competição bem equilibrada entre todos os participantes. A temporada promete só “jogão”. Segundo Alexandre Jackson, diretor técnico da liga, a competição agora preza pela qualidade técnica e uma equipe para jogar precisa demonstrar que possui condições e nível suficiente para competir e possuir uma comissão técnica, plantel e estrutura de treinos é o mínimo para conseguir dar este passo.