Emoções à Vista na LV.

No próximo final de semana serão definidos os classificados para as quartas de final da Liga de Verão 2018 que por sinal está muito disputada. Várias vagas em aberto e chance de muitas reviravoltas pela frente.

Pelo Grupo A, Vizinhança e Candangos já asseguraram suas vagas em 1˚ e 2˚ respectivamente e aguardam a última rodada e confrontos do grupo B para saber seu adversário nas quartas, fase de mata-mata da competição. Ainda pelo grupo A, Cerrado e Guará disputam partida chave na classificação. Se o Cerrado vencer, se classifica em 3˚, empatado em pontos com a Apab mas em vantagem no saldo de cestas e confronto direto. A Apab por sinal assiste de camarote com a classificação também assegurada mas dependendo do resultado da última rodada para saber se em 3˚ ou 4˚ na chave.

Entenda a Matemática.

Paranoá não tem mais chances de classificação.

Cerrado bateu a Apab na primeira rodada por 66 x 62 e tem saldo de +4 em um possível tríplice empate.

Apab perdeu para o Cerrado de 4 e venceu o Guará por 71 x 60, tendo saldo de +7 no possível tríplice empate.

Guará perdeu de 11 para a Apab e enfrenta o Cerrado na luta pela classificação.

Em resumo, Guará precisa vencer por 8 pontos a próxima partida para se classificar em 4˚ na chave. Assim, ficaria com saldo no tríplice empate de -3, enquanto Cerrado -4 e Apab +7. Para ficar em 3˚ os Lobos do Guará precisam vencer o Cerrado por 19 ou mais pontos. Já o Cerrado precisa apenas de uma vitória simples para sair em 3˚ do grupo.

Tudo indefinido no grupo B 

Já no grupo B, a situação está totalmente aberta e apesar de já termos Avabra, P Sul e Filadélfia garantidos na segunda fase, 5 equipes ainda brigam para saber as posições finais na tabela.

Entenda a Matemática do grupo B

Avabra lidera com 4 vitórias e 1 derroda, seguido por P Sul e Filadélfia com 3/1 cada e não distante, Formosa com 2/2 (duas vitórias e 2 derrotas) seguido pela GG12 com 1 vitória e 3 derrotas. P Sul e Filadélfia se enfrentam, seguidos de GG12 e Formosa.

Na luta pelo primeiro lugar, certamente teremos empate, pois quem vencer de Fila e Psul empata com Avabra. Se Psul vencer, fica em segundo e Avabra em 1˚ pelo critério de desempate, pois perdeu por 5 pontos para a Avabra. Se Filadélfia vencer, fica em 1˚ e Avabra em 2˚ pelo critério de desempate, pois venceu Avabra por 4 pontos.

Do outro lado, se Formosa vencer a GG12 e o Filadélfia perder, Avabra em 1˚, Psul em 2˚, Formosa em 3˚ e Filadélfia em 4˚.

Se GG12 vencer, empata com Formosa mas vence no critério de desempate e se classifica em 4˚.

Achou complicadinho? Então vamos comparecer a EPAT (Escola Parque Anísio Teixeira) na Ceilândia e vamos acompanhar de perto porque vai ser dramática essa disputa pela classificação.